Foto: Ariéli Ziegler
Nilvane Belizario (a partir da esq.), Noeli Pereira Martins, Cristiane Maciel e Marli Terezinha da Silva fazem parte da campanha do Outubro Rosa deste ano
Em alusão ao Outubro Rosa, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) promoverá uma série de atividades para a comunidade santa-mariense. Com o lema “Nós acreditamos que a prevenção salva vidas”, a programação busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce principalmente de câncer de mama, além de oferecer apoio e acolhimento às pessoas em tratamento oncológico e seus familiares.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Exposição Decididas
Uma das ações previstas é a inauguração da exposição fotográfica “Decididas”, em parceria com a fotógrafa Ariéli Ziegler. A mostra revela a força e a resiliência de mulheres que enfrentam o diagnóstico de câncer de mama. O evento de lançamento ocorrerá na quarta-feira (8), às 19h, no Boulevard do Shopping Praça Nova.
Na ocasião, os visitantes poderão conferir a história de quatro usuárias em tratamento oncológico atendidas pela Aapecan: Cristiane Maciel, Marli Teresinha da Silva, Nilvane Belizario da Rosa e Noeli Pereira Martins.
Ao longo do mês, a exposição também passará pelo Royal Plaza Shopping e Vida Card Santa Maria. As atividades alusivas a campanha Outubro Rosa da Aapecan, também incluem palestras e rodas de conversa em empresas e outras instituições, além de uma blitz informativa junto a Polícia Rodoviária Federal no dia 15 de outubro.
Estatística
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil, a previsão é de fechar o ano de 2025 com mais de 74,6 mil novos casos. Em escala mundial, o número ultrapassará 2,3 milhões de diagnósticos. Quando identificado precocemente, o índice de cura pode chegar a 90%, reforçando a necessidade dos exames preventivos.
Atualmente, a Aapecan atende 1014 usuárias(os) diagnosticadas com o câncer de mama e recebem acompanhamento com acolhimento social e psicológico, além de orientações sobre direitos e atividades de integração.
A mamografia continua sendo o principal recurso para identificar alterações ainda em fase inicial, enquanto o autoexame permite às mulheres conhecerem melhor seu corpo e perceberem sinais de alerta. Além disso, fatores como alimentação saudável, prática regular de atividade física, redução do consumo de álcool e tabaco contribuem para a prevenção.
*com informações da assessoria da Aapecan